A essência do Natal

A essência do Natal

O Natal chegou! Podemos dizer que foi mais rápido do que esperávamos, não é mesmo? Mas essa sensação de “missão cumprida” que temos todo ano é muito boa, assim como aquela força a mais dentro de nós que impulsiona  a nos tornarmos alguém melhor no próximo Natal.

Alguns cristãos e outras pessoas não “comemoram” a data, portanto não estou aqui para julgar isso, apenas para dizer meu ponto de vista, como também cristã, sobre essa questão tão discutida nessa época.

O Natal, como todos sabem, é a comemoração do nascimento do Filho de Deus, Aquele que veio ao mundo para salvar a todos: Jesus. Não que a data seja exatamente essa, na verdade quase todos os estudos dizem que não é, mas não estamos aqui para discutir isso também.

Com o tempo, algumas coisas mudaram. A tradicional árvore que Lutero, grande revolucionário, fez com um gesto tão simples, sem imaginar que isso se  prolongaria por tantas gerações e, depois, a chegada das luzes, Papai Noel e demais decorações próprias dessa época. Tudo isso faz parte da história e são boas histórias que viraram símbolos natalinos. No entanto, a mais real e maior história que é a base de todo natal é a oportunidade de salvação da humanidade. Paulo diz:

“Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.” – 1 Coríntios 9:22 (NVI)

Então, por que não nos tornarmos “natalinos” para salvar alguns natalinos? Não estou pedindo para ninguém fugir dos princípios divinos, até porque essa também não era a intenção de Paulo. Aqui ele buscava entender a realidade do outro para apresentar a sua própria realidade para aquele que tanto a necessitava. Então, por que nós, cristãos, não podemos usar essa mensagem? Não estou falando de consumismo, muito menos de marketing. Estou falando de apresentar o menino Jesus às pessoas. O real, aquele que quando crescido decidiu se entregar em sacrifício para salvar pecadores e fez tudo por amor! Sim, aquele que decidiu se despir de toda sua glória para viver nesse mundo cheio de dor. Sim! O Messias prometido, que habita dentro de nós.

Viva o Natal! Com extravagantes decorações, mesa farta, muitas luzes, presentes e abraços trocados, largos sorrisos nas fotos. Porém, que neste Natal você possa viver mais do que esses belos momentos passageiros, que você viva o Natal em sua essência! Dê um presente especial neste natal! Dê Jesus, a verdadeira essência!