Para entender melhor o conceito de “tempo” temos que avaliar duas palavras gregas: Kairós e Chronos.
Deus funciona no tempo Kairós, que significa “o momento certo”. É um tempo imensurável e imprevisível, é o presente, passado e futuro ao mesmo tempo.
“Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” – 2 Pedro 3:8 (ACF)
Por outro lado, os humanos funcionam no tempo Chronos, esse pode ser medido e nele as ações são imediatas. É um tempo corriqueiro, que tem a sequência minuto após minuto, dia após dia, mês após mês e ano após ano.
Deus não se restringe a ideia de tempo; podemos observar isso por intermédio de várias ocasiões na Bíblia:
Em três dias a lacuna entre morte e ressurreição foi consumada.
Em quarenta anos, o coração do povo murmurador foi transformado.
Em um minuto, o amigo de Cristo se torna traidor.
Depois de cem anos, Abraão e Sarah tem o tão esperado filho.
Em um instante, a mulher toca nas vestes de Jesus e é curada após inúmeros anos adoecida.
Em um milésimo de segundo, Jesus transforma a tristeza em alegria, a morte em vida, a solidão em companhia. Ele é um Deus que independe do tempo. Pois Ele mesmo é o tempo e o tempo pertence a Ele!
É notório querermos as coisas “para ontem”, e evidentemente, tornou-se difícil esperar em Deus e em Suas infalíveis promessas. Entretanto, no momento em que o ser humano está pronto, independentemente da situação ou das circunstâncias, Deus se apodera do Chronos e faz com que o Kairós se manifeste.
Portanto, temos que esperar no Senhor e confiar nEle; pois como diz em Eclesiastes:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. ” – Eclesiastes 3:1 (ACF)
Na prática, podemos entender que “Tudo tem o seu Chronos determinado, e há um Kairós para todo propósito. ” Ou seja, presenciamos um tempo cronológico, e incorporado a ele, existe o momento ideal para que se cumpram os propósitos de Jesus.
Só Jesus é capaz de nos dar esperança e somente Ele satisfaz e supera qualquer expectativa:
“O Senhor espera o momento para ser bondoso com vós; Ele se levantará para mostrar-lhe compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele ESPERAM.” – Isaias 30:18 (grifo meu)
Sobre Louise Sebben
Enamorada de risadas, de brincadeiras, de línguas estrangeiras, de viagens sem rumo e principalmente de açaí, de alfajor e de um bom chimarrão. Jesus é minha canção, o amor é meu instrumento, a bíblia é minha partitura e o céu é minha pista de dança.